
Introdução…
Bem vindos ao Xblogs! Aqui você tem as melhores reviews sobre o mundo dos videogames! O jogo da vez é o Star Wars Jedi: Survivor desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts em 2023.
Eu joguei o game no fim do ano passado(2024) e já posso adiantar que foi o segundo jogo que eu mais gostei do ano, ficando atrás somente do …. NÃO VOU FALAR, é o próximo post. Enfim, Vamos falar de STAR WARS!
Star Wars Jedi: Survivor é a continuação direta de Star Wars Jedi: Fallen Order e pra quem gostou do primeiro vai AMAR esse daqui. O sucessor melhora em tudo: história, gráfico, jogabilidade, mundo aberto, TUDO!
Vamos pros pontos positivos do game!
Pontos positivos
1. História

A história é muito FODA e extremamente condizente com a trama da lore de Star Wars pra quem é fã. Ela se passa durante a ascensão do Império Galáctico só que 5 anos a frente do primeiro game. No início do jogo, vemos que a antiga tripulação da nave Stinger Mantis (Cere Junda, Greez Dritus e Merrin) tomou caminhos diferentes, cada um lidando com as consequências de lutar contra um regime cada vez mais opressivo.
Cal, por sua vez, permanece em missões arriscadas, auxiliado por novos aliados, como Bode Akuna, na tentativa de enfraquecer o Império e proteger civis indefesos. A trama ganha profundidade quando Cal descobre pistas sobre Tanalorr, um misterioso planeta que teria sido escondido pelos Jedi na época da Alta República.
Conforme a jornada avança, o grupo se reencontra e fortalece laços, mas também enfrenta traições dolorosas. A busca por Tanalorr se torna o ponto central da narrativa, pois o planeta representa um possível refúgio seguro dos olhos do Império.
Acho que o ponto principal do game é a evolução de personagem do Cal, ele amadurece MUITO e tem que lidar com situações de emoções extremas se vendo pertíssimo de ir para o LADO SOMBRIO da força. Momento esse que é o ápice da história na minha opinião.
2. Exploração e Mundo aberto

A exploração do game é muito boa. Você vai indo a lugares não desbloqueados no mapa e e acha vários Boss que te dão MUITO XP se você conseguir matá-los. Fora que é comum você achar algum baú nessas cavernas com alguma personalização.
Acho que um sentimento que todo mundo tem sobre Star Wars, é que a saga é sinônimo de exploração. São vários mundos que já nos foram apresentados nos filmes e séries do Universo e em todos os personagens fazem aventuras pelos mundos para completar suas missões. Como o próprio Luke Skywalker que vai para aquele templo no planeta de gelo HOTH.
Esse jogo retrata muito bem isso, Star Wars é exploração e você fica motivado em ver todos os cantos dos planetas que o game traz, sempre há mistérios a desvendar!
3. Chefes e Combate

Bem, os chefes e suas batalhas são um caso a parte né? Os combates desse game são tão fluidos que assusta, ás vezes parece que você está em um filme. E além de serem fluídos, as mecânicas são MANEIRAS de jogar, você pode puxar o inimigo(menos os chefes) e ficar brincando com eles. Se você progredir muito na árvore de habilidades da força, é possível fazer inimigos humanóides a darem tiros em seus companheiros e você controla isso, muito brabo.
Eu particularmente, só investi meus pontos de habilidade na força, o que me deus muuuuitos poderes com ela. E eu adorei a jogabilidade que isso me proporcionou, eu fazia o que queria com os inimigos mais fracos, era muito engraçado a desproporção de poder, principalmente contra os frágeis dróides.
Falando mais sobre os chefes agora, todos eles tem uma mecânica diferente de luta, e são bem legais de se lutar. Fora que é todo meio cinematográfico nesse jogo. ALERTA DE SPOILER: E como vocês viram pela capa, há um combate IRADO contra o maior vilão de todos os tempos, Darth Vader, em que você QUASE derrota ele. Mas pra quem conhece a linha do tempo de Star Wars sabe que isso não seria possível, pois ele morre somente no sexto filme após uma luta com o Imperador Palpatine.
4. Personalização

A personalização em Star Wars Jedi: Survivor é um dos destaques do game, oferecendo grande liberdade para o jogador moldar o visual de Cal Kestis. Além das inúmeras peças que podem ser trocadas no sabre de luz — como empunhadura, emissor e materiais —, há várias cores de lâmina disponíveis e estilos de combate (stances) que variam desde a lâmina única até o uso de duas lâminas separadas e a postura inspirada no sabre de Kylo Ren IRADA. Cada escolha adiciona personalidade e define não apenas a aparência, mas também o estilo de luta do protagonista.
Um detalhe interessante é que no New Game+, o sabre de luz na cor VERMELHA é liberado e com as roupas certas, você pode se tornar um verdadeiro INQUISIDOR.
Ponto negativo
1. Missões secundárias
As missões secundárias desse jogo deixam um pouco a desejar. Elas são chamadas de “rumores” e consistem em você explorar algumas cavernas e matar seus chefões. Achei um pouco fraco e queria que tivesse um sistema de Quests secundárias em que você se aprofundasse mais sobre algum personagem. A quest secundária mais legal é uma em que você trabalha para uma caçadora de recompensas para pegar fugitivos da lei, me senti o próprio Mando nessa.
Como você pode ver, até o único ponto negativo do game tem sua parte legal, Star Wars Jedi: Survivor é JOGÃO.
Conclusão
O jogo é incrível e entrega uma rica construção de personagens. Fazia tempo que eu não via evoluções de personagens tão boas. Fazia tempo que eu não ficava triste pela morte de algum personagem em jogos e fazia tempo que eu não me SENTIA no personagem. Muito foda.
Nota: 9,5
Obs: Não esqueça de conferir a aba “Ranking All-Time“! Lá eu rankeio todos os jogos que eu faço review, ótima forma de conhecer novos games!
Mt brabo, mas a nota tá alta demais talvez.