Xblogs

Bem vindos ao Xblogs! Aqui você tem as melhores reviews sobre o mundo dos videogames! O jogo de hoje é o Vampire Survivors desenvolvido por UM CARA chamado Luca Galante. Sim, só ele fez o jogo e ele mesmo publicou. Gênio.

O jogo foi lançado por Luca em 2022 e já conquistou os fâs ao redor do mundo, ganhando dois prêmios importatíssimos: BAFTA Video Games Award: Melhor Jogo e o  BAFTA Video Games Award: Melhor Design.

Sobre o jogo…

Vampire Survivors é um roguelike 2D PIXELADO, e justamente por isso, TODOS se surpreendem. Quando você vê o jogo na loja da Nintendo, Microsoft, Sony…você não dá nada pelo jogo, parece mais um jogo indie e se você não gosta de jogos indie, vai passar direto. O que prende aqui não é a história nem o gráfico ultra mega fodástico. O que prende aqui é o VICIO da jogabilidade que esse jogo traz.

Obs: Pra quem viu a review do Evil West deve achar que eu sou maluco em jogo de vampiro. Mas esses foram os únicos jogos de vampiro que eu joguei na vida, e foi um seguido do outro, por incrível que pareça.

Bem, então vamos começar pelos pontos positivos do game:

1. Jogabilidade

Cara, a jogabilidade desse jogo é INCRIVEL. Se resume a você controlar o personagem com o analógico. Sim, é só isso. Então, se você não ta muito a fim de prestar atenção em história de jogo ou em mecânica e só quer se divertir sem pensar muito, Vampire Survivors é a pedida certa pra você.

O jogo consiste em você andar pelas fases e matar os inimigos, que NÃO SÃO VAMPIROS, são só alguns monstros enviados pelos vampiros. Na realidade, pensando agora, eu não lembro de ter visto nenhum vampiro no jogo. Mas enfim, quanto mais você mata inimigos, mais você ganha experiência.

Quando seu nível sobe aparece uma tela cheia de habilidades pra você escolher, a graça aqui, é COMBAR as habilidades, mas isso eu vou falar no próximo tópico. E a cada nível você vai pegando novas habilidades ou upando as que você já tem, montando assim sua build para aquela partida. Cada partida ou “run” do jogo dura 30 minutos, então seu objetivo inicial é pegar boas habilidades para sobreviver aqueles 30 minutos.

O mais foda desse jogo ta no pequenos detalhes, quando você mata um inimigo ele dropa uma orbe azul que ao pegar, te dá experiência, o barulhinho de pegar essa orbe é EXTREMAMENTE satisfatório, principalmente quando você pega um item que é tipo um imã, que atrai todas as orbes que você deixou passar e faz um barulho FENOMENAL.

As builds…

Acho que as partidas mais divertidas do game acontecem quando você monta builds insanamente fortes e consegue derrotar a morte com essas builds. Mas não pense que montar builds fortes é fácil, a cada minuto que passa os inimigos ficam mais fortes e tankam mais dano, dificultando o ganho de XP. É como se esse jogo fosse aquele sistema de hordas, só que aqui a todo momento os inimigos aparecem, mas há minutos específicos em que hordas mais fortes aparecem.

2. Combos

Como eu falei, o jogo te permite combar habilidades. Para fazer isso, você precisa encontrar em uma das fases um livro de encantamento que te permite fazer isso e na run atual, as habilidades que você quer combrar precisam estar no nível máximo. Esse livro é meio que um livro de receitas, ele vai te mostrar com o que as armas combam, geralmente é uma arma + habilidade secundária.

Quando você vai ficando mais cascudo no game, você vê quais armas e habilidades mais combinam com seu estilo de jogo e já vai pras runs sabendo o que tem que pegas pra combar as armas.

Sinceramente, o game aqui pra mim dá um salto de diversão. Quando você libera esses combos, você se sente MUITO poderoso e dá hit kill em quase todo inimigo e aí você começa a pensar “Puxa, será que com essa build eu consigo enfim derrotar a Morte?”. Ai fica nessa expectativa até o minuto 30 que é quando a Morte vem te “buscar” e você foca tentando upar mais e mais. MUITO BRABO.

3. Personagens

Vampire Survivors tem VÁRIOS personagens. Cada personagem começa com uma arma ou habilidade. Alguns têm habilidades excêntricas como é o caso da famigerada LEDA que começa com a varinha já totalmente evoluída.

Os personagens exercem papel importante na gameplay, você pode escolher um que facilite a montar a build que você quer, por exemplo. Porém, vai além disso. O jogo meio que te obriga a jogar com personagens diferentes, isso porque para liberar algumas armas e habilidades, é necessário sobreviver com o personagem que começa com essa arma ou habilidade por um determinado período de tempo. E aí você pode argumentar “ah porque eu iria querer liberar mais itens?” PARA COMBAR MAIS COISA, a coisa mais divertida do jogo.

4. Sistema de progressão

Durante as partidas, inimigos aparecem de toda parte. E uma alguns deles tem um contorno diferente dos demais, em sua maior parte azuis. MATE ELES. Quando você matar eles, baús serão dropados e eles são essenciais para a progressão da sua build na partida e no game. Vou te explicar o por quê.

Os baús podem te dar até 5 itens entre armas e habilidades além de sempre te darem dinheiro. O comum é vir 1 item e uma quantia em dinheiro. Importante: O baú só evolui seus itens, ele não te dá novos itens que você não optou por pegar durante a run, o que é bom pra não destruir a build que você tava montando até então,

Agora, imagina quando vem 5 itens no baú, INCRIVEL, é como se você tivesse upado 5 vezes de nível e escolhido uma melhoria, fora que o barulhinho do baú abrindo é pura DOPAMINA também. Além disso, como eu falei, o baú também dá dinheiro, importantíssimo para você comprar melhorias permanentes gerais pra qualquer que seja seu personagem.

5. Mistérios

Outra coisa instigante e que ajuda a te prender no game são os mistérios espalhados pelas fases. São esses pontos de interrogação que ta no mapa na imagem acima.

A graça é você ir até lá descobrir o que há. Ás vezes, são chefões que te dão itens ao derrotá-los, e outras, são caixões de vampiro… Não vou falar mais pra você se divertir sozinho.

Pontos negativos

1. “História”

Vampire Survivor não tem bem uma história e também não é muito a proposta do game. Por isso a aspas na história. Mas já vi games do gênero com uma mini história pra contextualizar do que se trata o jogo. Não é o caso de Vampire Survivors que teoricamente é um jogo de sobreviventes de vampiro em que não aparecem vampiros.

Não sei do que o jogo se trata, só saio matando todos e me divirto muito, só queria uma mini histórinha.

2. Objetivos

Nesse ponto, confesso que fiquei na dúvida se colocava como negativo. O jogo não tem objetivos em si, não tem uma forma clara de “zerá-lo”, então se você é um cara que joga só pra zerar e gosta de uma história, Vampire Survivor talvez não seja a sua praia.

O jogo te deixa aberto a fazer o que você quiser, você pode colocar como objetivo chegar ao minuto 30 de todo nível que é quando a Morte vem te buscar ou seu objetivo pode ser derrotar a Morte por exemplo.

Ideias para “zerar” o game…

Outro objetivo pode ser somente desbloquear todas as fases e pegar todos os segredos delas. Também pode ser desbloquear todas as conquistas do jogo que basicamente é tudo isso que eu falei até agora, e fazer isso é conseguir os 1000G do game(troféu de platina pros sonystas).

Particularmente, essa falta de objetivo me incomodou um pouco, porque quando eu desbloqueei todas as fases, peguei os segredos delas e derrotei a Morte eu parei de jogar, fiz umas 130 conquistas de 170 disponíveis. Mas ao mesmo tempo, essa “falta de objetivo” premia quem gosta de se divertir, eu só parei de jogar porque enjoei do game, mas essa ideia de ir criando objetivos próprios na sua cabeça é bem legal e mostra o quanto a jogabilidade do jogo é INCRIVEL por ser o único mecanismo que faz o jogador permanecer no game.

Conclusão

Vampire Survivors é um jogo ENORME e muito divertido que me tirou várias horas de sono. Jogo ideal pra quem não quer pensar muito e gosta de grindar. O jogo é continuamente atualizado com novos conteúdos e ganhou uma collab com Castlevania recentemente, inclusive, RECOMENDO!

Nota: 8,5

Obs: Não esqueça de checar a aba Ranking All Time. Toda vez que eu faço uma review, rankeio o jogo lá! Ótimo para você descobrir novos jogos!

5 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários